No Brasil,86% da população consome conteúdo de rádio. Muitas vezes durante a programação de uma estação são veiculados inúmeros anúncios de diferentes tipos para cada marca.
No Brasil,86% da população consome conteúdo de rádio. Muitas vezes durante a programação de uma estação são veiculados inúmeros anúncios de diferentes tipos para cada marca. Ao total foram investidos 3 milhões de reais em publicidade nessa mídia. Números como esses mostram que o rádio ainda é uma grande potência entre os meios de comunicação em massa.
Porém, nem todas as pessoas sabem, mas existem diferentes formas de anunciar no rádio. A principais são:
Spot
Vinheta
Jingle
Cada uma delas tem sua particularidade, e será explicada ao longo do texto.
Spot publicitário
O spot é o anúncio mais comum no rádio. Pode ser chamado de Spot comercial ou Spot publicitário. Ele consiste em um aúdio que contém a interpretação humana e pode ou não usar efeitos sonoros. Nesta peça, a finalidade do anunciante é fixar no ouvinte a mensagem.
Para isso, a agência precisa definir a finalidade do spot, que pode ser:
Promocional
Institucional
Comemorativo
Além disso, os formatos de spots mais comuns são de 15, 30, 45 ou 60 segundos. O tempo a ser negociado pode variar de acordo com o veículo, que pode ou não ter espaços de veiculações diferentes.
Mas lembre-se, o spot precisa ter um texto chamativo, que prenda a atenção do ouvinte e possa ser efetivo.
Vinheta
A vinheta é a assinatura sonora da marca. Com ela você reforça o nome da marca junto ao ouvinte e expõe seu slogan institucional ou de campanha.
Para isso, é preciso que o locutor da vinheta seja a personificação desta empresa e possa passar ao ouvinte o que a marca é.
Jingle
O jingle é uma peça publicitária construída em formato de música. Essa veiculação é uma das mais efetivas, pois facilita a memorização do ouvinte.
Porém, o jingle tem um alto custo de produção. Além de precisar de uma composição de arranjo e letras feitas por um músico, é preciso contratar, também uma banda para a gravação.
Além disso, o tempo do anúncio é maior para que toda a letra seja cantada e o número de repetições é alto, para que a música “pregue” melhor.
Para cada umas dessas veiculações o cliente paga um pedido de inserção gerando gastos para a campanha. Sendo assim, os veiculadores precisam monitorar cada inserção. Hoje, já existem sistemas de checagem on-line que monitoram, em tempo integral, a programação das emissoras.
Comments